Fechar
Próximo >
A Lei da Compensação Divina
Gratidão

A Vida acontece a partir da Gratidão

20 de outubro de 2016

Olá, muito prazer.

Reuni neste blog algumas de minhas paixões, aliadas ao meu trabalho que também é uma paixão. Vou compartilhar meus estudos nas áreas de Autoconhecimento, Desenvolvimento Pessoal, Espiritualidade e Meditação.

Minha história com Autoconhecimento começou em 2015 no Conamãe. Eu estava procurando outros caminhos na vida, vinha de uma situação bem delicada financeira e emocionalmente falando. As pessoas que conheci e passei a seguir a partir de alguns congressos me ajudaram a enxergar a vida sob outra perspectiva.

E posso dizer que o início da mudança se deu quando comecei a escrever meu Caderno da Gratidão. Tive oportunidade de conhecer a prática desse caderno uns 4 anos atrás mas não tive consistência, não dei continuidade e em menos de uma semana já tinha abandonado. Entretanto no ano passado aprendi um pouco mais a fundo sobre o Caderno e todo o seu potencial e como eu estava decidida a mudar algumas coisas em minha vida, tive disciplina e dessa vez segui firme. O que antes era uma obrigação virou um hábito delicioso que sinto realmente falta como escovar os dentes.

caderno-gratidão

O Caderno da Gratidão funciona assim: todos os dias antes de dormir eu escrevo pelo menos 3 coisas pelas quais eu sou grata naquele dia. E não somente cito por exemplo: “a amizade da Renata” (gratidão de novo Re). Escrevo sou grata por, ou sou agradecida, obrigada por, gratidão por … e desenvolvo detalhando os motivos da gratidão por essa amizade, o que ela me traz de sensações boas, alegria por exemplo, completude, parceria, saber que posso contar sempre com essa pessoa, etc.

E o Caderno virou praticamente um Diário. Muitas vezes escrevo coisas boas que aconteceram no dia, e vou adicionando como me senti, as impressões que tive, o que talvez não tenha feito de forma a obter os melhores resultados e no que posso melhorar. Isto também me ajuda a me conhecer melhor e me planejar.

Essa parte eu acrescentei por conta própria – no dia seguinte assim que acordo, leio todas as gratidões do dia anterior. Isso já me coloca um sorriso no rosto (mesmo eu ainda estando bafenta rsrs) e me reafirma que o dia anterior valeu a pena.

Não pretendo entrar na questão técnica para não ficar chato demais e também não tenho gabarito para abordar o tema de forma cientificamente tão abrangente e detalhada. Dito de forma simples, dentro de nosso cérebro ocorrem as chamadas sinapses que são a comunicação entre os neurônios (células nervosas) através de processos eletroquímicos. Em uma comparação esdrúxula podemos dizer que é como aquela brincadeira que fazíamos quando crianças de “telefone sem fio”.

Se começarmos uma conversa reclamando do vizinho barulhento, da entrega que atrasou, queixando-se do clima quente ou frio demais, da sexta-feira que não chega ou qualquer coisa que te chateou, aos poucos essas sinapses vão se acumulando, se reproduzindo, fortalecendo essa crença negativa e logo nossa vibe está ruim, nosso astral lá embaixo e, acredite ou não, atraímos pessoas e situações com esse mesmo nível de vibração.

esquilo-gratidão

Se utilizarmos esse mesmo princípio de forma inversa com o Caderno da Gratidão pensando em coisas boas que nos aconteceram, cada vez mais as sinapses produzidas serão positivas, de pensamentos agradáveis que se multiplicarão cada vez mais. É como um jardim que se deixarmos apenas entregue às ervas daninhas não veremos flores e nem folhas viçosas. Se ao invés disso cuidarmos do nosso jardim regando, adubando e não permitindo que as pragas se reproduzam, em pouco tempo teremos um recanto para contemplação que nos trará alegria e bem estar. Simples assim, dá um pouquinho de trabalho mas compensa.

O momento de dormir é quando nosso corpo e principalmente o cérebro irão se restabelecer. Apesar de descansar nosso cérebro não para de trabalhar durante o sono e se reorganiza para preparar-se para o dia seguinte. Ter como últimos pensamentos do dia coisas boas que nos aconteceram contribui para que tenhamos um sono mais tranquilo, com uma sensação de paz.

Você poderá dizer: “Mas eu rezo todas as noites e agradeço, não é a mesma coisa?”. Melhor agradecer em pensamento do que não agradecer nunca. Entretanto é o mesmo processo de ir à escola e simplesmente ouvir tudo que o professor diz ou fazer anotações. Estudos comprovam que escrever ativa outras funções cognitivas portanto registrar no seu Caderno da Gratidão fará com que tudo aconteça de forma mais efetiva no seu cérebro e por conseguinte em sua vida. Quanto mais nos conectamos com a gratidão e as coisas positivas, mais atraímos do mesmo.

Não digo que fui dormir emocionalmente abalada e pobre, escrevi o Caderno da Gratidão e acordei rica e equilibrada. Claro que não. Mas as coisas realmente COMEÇAM A ACONTECER. Vamos nos sintonizando com a energia abundante do Universo, conhecemos pessoas e novas formas de resolver nossos desafios, oportunidades aparecem e REALMENTE A VIDA MUDA. Dia após dia tudo vai acontecendo.

mulher-gratidão

Nada disso é lenda ou crendice popular. Há inúmeros estudos científicos nas áreas da Neuropsicologia e da Física Quântica que dizem que quanto mais nos conectamos com a energia positiva do Universo mais atraímos a abundância em todos os sentidos por meio da Lei da Atração. Mas isso é assunto pra um outro post.

Às vezes julgamos que nosso dia não teve nada de bom, tudo deu errado, o pé da cama chutou seu dedinho assim que você levantou, a encomenda que você esperava não chegou, você brigou com seu chefe, a fila no banco estava enorme e você tinha zilhões de outras tarefas pra fazer, a internet estava se arrastando de lentidão, enfim tudo foi uma meleca. Mesmo assim há motivos de sobra para agradecer. Podemos agradecer por ter acordado e visto o sol nascer, agradecer por ter um teto sobre nossas cabeças, uma família unida, ser grata por estar com saúde, tudo e qualquer coisa. Sempre há inúmeros motivos para sermos gratos.

E você ainda pode criar uma situação para agradecer à noite, como ir dar uma volta na praça, andar descalço, brincar com seu filho entrando na fantasia dele como se fosse criança novamente, dançar feito uma adolescente maluquinha, cantar sem medo de alguém pensar se você desafina, QUALQUER COISA, mas gratidão é preciso.
E você, já tem o hábito da gratidão? Quero propor um desafio. Deixe nos comentários um motivo pelo qual você é grata hoje. Pra te deixar mais a vontade vou começar.

Sou grata por ter enfrentado meus medos e limitações, exposto uma de minhas fraquezas e resolvido criar O Segredo de Alice. Sinto-me mais poderosa agora e percebi que aquele monstro que me amedrontava existia apenas na minha mente. A partir de agora me sinto mais segura para explorar caminhos desconhecidos.

Um beijo cheio de luz

Nia
4 Comentários
Comente via facebook
Comente, Vou Adorar Ler!
4 Comentários
  1. Angélica    03/01/2017 - 00h32
    Sou muito grata ao universo por ter resolvido entrar aqui e ler tudo isso antes de dormir.
    Gratidão à você por compartilhar.
    • Nia    03/01/2017 - 11h53
      Angélica querida, que bom que foi útil pra você. Fico muito feliz pois essa é exatamente minha intenção. Volte outras vezes, sempre haverá novidades e você também pode seguir meu instagram, todos os dias tem uma mensagem para luz e reflexão @osegredodealiUm beijo cheio de luz :*
  2. Patrícia Lourenço    20/03/2017 - 08h23
    Sou grata por ter encontrado esse blog hoje, logo pela manhã, tão cheio de boas vibrações e com informações preciosas que me ajudaram a subir um degrau a mais na escada da evolução! Grata por sua colaboração! :pray: :heart: :sunny: :cherry_blossom:
    • Nia    20/03/2017 - 13h10
      Patrícia, extremamente grata pelo seu reconhecimento. Isso me indica que estou no caminho certo. Seja muito bem vinda ao nosso espaço de luz e reflexão :kissing: :sparkles: :sparkles:
Receba posts por email
e fique por dentro das novidades do blog!